top of page

Os figurinos

  O figurino é a segunda pele que reveste a personagem. Ele é concebido a partir de simbologias presentes nas cores, texturas, formas, materiais e outros aspectos que ajudem na construção da personagem.  Através da aparência da personagem os espectadores podem compreender seus aspectos psicológicos, a sua narrativa e os seus mais íntimos segredos. 

  Toda concepção para a criação do figurino é uma imersão feita a partir das pesquisas de imagens, referências, estudo da partitura corpo e dos gestos para que a história seja contada pelas suas roupas, maquiagem, adereços e acessórios. Dessa maneira os atores e atrizes “emprestam” o corpo, sua morada, para que a personagem seja capaz de viver suas próprias histórias enquanto habita aquele corpo. 

  Devido à pandemia da Covid-19, realizamos todo esse processo imersos em nossas casas e por isso os figurinos foram confecionados a partir dos objetos cotidianos encontrados em nosso ambiente comum. Assim como Duchamp (1887-1968) ressignificou o mictório,  buscamos transformar simples elementos através  do "hand made". Dentre os materiais estão: filtro de café, barbante, retalhos de tecido, páginas de livros antigos, algodão, bulas de remédio, folhas de rascunho, materiais reciclados, miçangas, papel manteiga, borra de café, saquinhos de chá, papel celofane, papelão para compor as partituras visuais do personagem.     

   Com o propósito de gravar as cenas, nós alunos, com orientação da professora Jô Souza, buscamos entender questões de enquadramento e como os figurinos nas personagens se comportariam nesse ambiente online. Concluímos que nesse caso o uso de golas e a exploração das volumetrias seriam a opção mais interessante.

Jô Souza.jpeg

Professora Orientadora:
Jô Souza

bottom of page