
A cenografia
A cenografia de uma peça teatral corresponde à visualidade e sua estética. Nesse caso, por decorrência da Covid-19, nossas próprias casas foram nosso ambiente de ensaio e gravação e dessa maneira fomos levados a pensar em como construir um ambiente único compartilhado por todos artistas mesmo estando cada um em seu espaço.
Ao longo da disciplina de cenografia ministrada pelo professor Sérgio Lessa, foi decidido em conjunto que adotaríamos uma abordagem abstrata em nossos cenários. Como esse trabalho foi composto apenas por fragmentos de cenas, optamos por uma mais poética e menos figurativa.
Em se tratar do material utilizado, a grande preocupação foi encontrar um material acessível a todos, já que estamos dentro de nossas casas, em diferentes cidades e estados. Assim, foi escolhida uma base de papel kraft, devido a sua maleabilidade e fácil aquisição, inclusive permitindo a reciclagem. Essa base foi coberta por diferentes elementos de memorias como jornais, fotos antigas, calendários, passagens de viagens, etc., a fim de remeter às lembranças que a família e a propriedade tratados na peça guardavam.
Para criar o aspecto de envelhecido e deteriorado, tal como é representada a casa, recorremos mais uma vez a um material presente em nosso cotidiano: o café. Os diversos papéis e imagens foram tratadas com tinta caseira à base de café, permitindo que cada um confeccionasse, a partir de uma ideia comum, seu próprio cenário adequado ao espaço disponível.















