top of page

A interpretação

   No âmbito da interpretação, guiados pelo professor Rafael Sertori, investigamos desde a análise da dramaturgia até o ponto em que ela se tornava presente e viva no momento final da cena. Desde a seleção das cenas, a compreensão do enredo, a feitura do “trabalho de mesa” (técnica desenvolvida no método Stanislavskiano) e a encenação propriamente dita, foram aspectos trabalhados nessa disciplina.

  Nas aulas de Interpretação o foco foi o estudo do método da análise ativa de Constantin Stanislavski. Iniciamos o processo a partir de estudos somente teóricos e, posteriormente, demos início ás práticas através da ação cênica, que consiste em interpretar uma cena já existente mas sem o texto decorado, esta técnica serve para ajudar o ator a conhecer melhor seu personagem e seus objetivos, desejos e angústias na cena, descobrindo quais seriam suas ações em diferentes contextos a partir das circunstâncias dadas e não de palavras decoradas. Para isso foi necessário ter um conhecimento básico sobre a peça, a cena e o personagem que seriam apresentados, para estar a disposição de experienciar todos os trâmites de cada circunstância proposta.

 Os estudos foram fundamentados na bibliografia através os livros de Nair D’Agostini: “Stanislavski e o Método de Analise Ativa” e de Maria Knebel: “Analise-Ação”, que se aprofundaram nos estudos feitos por Constantin na transição do século XIX para o XX. Os textos se concentram em proporcionar ao ator uma maior visibilidade daquilo que se deve ser feito em cena, não como regra, mas como técnica que potencializa a qualidade de auto-percepção de nosso próprio trabalho. Ambos discutem o método da Análise Ativa e seu instrumento de criação, a abordagem se dá a partir de elementos necessários para a compreensão  do intérprete ao se dispor ao personagem através das experimentações da Analise Ativa com etudes que investigam a super-tarefa, a ação transversal, a contra-ação, a materialidade, a improvisação e o realismo.

Rafael Sertori.jpeg

Professor Orientador:
Rafael Sertori

bottom of page